Resiliência é a palavra dos vitoriosos

04/12/2020 12:12:00

Por Ana Garcez, coaching, palestrante e especialista motivacional

Resiliência é a palavra dos vitoriosos

Eu acredito que a resiliência não seja apenas uma capacidade e sim um dom para lidar com situações extremas e delicadas. Saber adequar a dor em meio à realidade do dia a dia. Saber superar, saber viver com tudo em volta e separar cada coisa. Os resilientes também têm seu momento de tristeza e fundo do poço e... Aí entra a magia de conseguir juntar as partes quebradas e se levantar para seguir.

Resiliência é a palavra de quem olha para o foco, de quem não desiste, de quem tem o dom de se reinventar a cada queda. Tirar delas lições, parar e refletir, descansar e contemplar porque, na verdade, ser resiliente é ser um pouco celestial, é ter fé e ter força que não é possível ser descrita.

A vida vai e deve seguir independentemente do modo como estamos. Tirando casos extremos de vida interrompida, esse presente que temos é apenas um ensinamento diário. Temos como vencer cada situação apresentada por mais difícil que ela seja. Somos abençoados em respirar a cada manhã. Não queira experimentar um dreno de tórax, como o que eu já conheci.

Tenha uma vida saudável: alimente-se de forma saudável, passeie, ria e ame as pessoas da sua vida. Para superar tenha fé, amor próprio e amor ao próximo. Seja generoso, pratique a gratidão, permita-se mais, seja você mesmo.

Não pegue todos os problemas para você, aprenda a dizer NÃO. Durante o caos ressignifique, ou seja, dê novo significado aos acontecimentos. Seja resiliente. Encontre o propósito maior em tudo o que aconteceu e no que irá acontecer. Trabalhe para o bem-estar do corpo, da alma e do espírito. São eles que nos dão saúde mental para vencermos nossas batalhas.


Se posicionando frente às adversidades

Por Cecília Melo Rosa Tavares, psicóloga do Centro de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC e da Clínica Cia. da Consulta.

A vida é cheia de ciclos, de altos e baixos. Saber viver nessa gangorra, ser resiliente e superar cada obstáculo se adequando à realidade do dia a dia é fundamental para continuar em frente.

Como superar as adversidades de forma saudável?

É importante buscar dentro de seus recursos internos um equilíbrio entre os efeitos das situações de risco e os mecanismos protetores, ou seja, dentro de si mesmo encontram-se tanto a possibilidade de abrir novas oportunidades quanto de reforçar as fortalezas internas do sujeito.

Quais impulsos devemos desenvolver para superar os problemas?

O apego e a resiliência são mecanismos que podem auxiliar o trabalho de fortalecimento interior das pessoas, ou seja, os laços afetivos que o sujeito tem auxiliam na superação das adversidades.

Por que cuidar da saúde mental diante das adversidades?

O ambiente emocional influi no bem-estar interior. A resiliência advém da observação do adulto em relação à sua infância, quando consegue identificar o que o manteve firme em meio à adversidade vivenciada. A percepção de que uma parte da personalidade sofre, enquanto a outra, melhor protegida, busca sua felicidade, auxilia no processo de superação das adversidades.

  Voltar