Energia Solar em casa

08/04/2021 20:04:00

5 vantagens para te convencer a usar esse sistema
Por Fernanda Reis

Energia Solar em casa

A energia fotovoltaica utiliza placas solares para captar a luz do sol, gerando eletricidade, enquanto a energia solar térmica utiliza o sol como fonte de energia para aquecer líquidos. Em casa ela pode ser utilizada no aquecimento de água para chuveiros e torneiras e como energia elétrica para iluminação, eletrodomésticos e outros. Alguns dos benefícios são:

1º Economia

Imagina pagar o mínimo na conta de energia, é isso que muitas pessoas que utilizam sistema solar em casa pagam. O sistema pode reduzir os custos em até 95%. A instalação pode gastar um pouco, mas no final das contas não é gasto e sim investimento, pois com a economia das contas pé possível pagar o projeto todo.

2º Sustentabilidade

A energia solar é uma energia renovável, limpa e que não deixa resíduos. Fonte inesgotável podendo se utilizar por muitos anos.

3º Valorização do Imóvel

Imóveis com sistema de energia custam mais, porém as pessoas estão dispostas a comprarem casas que geram sua energia próprias e sustentáveis. Uma pesquisa realizada nos Estado Unidos em 2017 apontou que as casas com esse sistema valiam 15 mil dólares a mais no valor do imóvel.

4º Manutenção

O sistema é feito para durar bastante se a instalação e projeto forem bem elaborados, as manutenções são quase inexistentes, apenas trocar algum módulo que possa vir a queima.

Não é somente através do sistema de placas solares que é possível utilizar a luz do sol como energia, veja no gráfico abaixo como usar de outras maneiras a energia do sol em casa.

  Voltar