Coloração Pessoal: a busca da harmonia estética através das cores

25/11/2020 19:11:00

Personal Coloring: The Search for Aesthetic Harmony Through Colors

Por Beatriz Rezende

Coloração Pessoal: a busca da harmonia estética através das cores

A ciência e arte, de Aristóteles a Leonardo da Vinci, sempre buscaram a compreensão da teoria das cores. Enquanto alguns estudos decifraram aspectos físicos da cor, como o famoso prisma de Newton, outros procuraram interpretar as relações psicológicas presentes na assimilação das cores pelo ser humano, como J. W. von Goethe em sua obra "Doutrina das Cores", em 1810.

No século XX, o pintor, escritor e professor alemão Johannes Itten aprimorou o estudo das cores desenvolvendo a chamada cartela cromática, ou disco de cores, que permite descobrir combinações mais harmoniosas.

Johannes começou a perceber que alunos com cabelos escuros, olhos e cores intensas acabavam escolhendo cores vivas e contrastantes em seus trabalhos artísticos. Já aqueles com cabelos mais claros e peles opacas, tendiam a escolher cores mais suaves e delicadas. O professor constatou que os alunos utilizavam das cores que mais harmonizavam com eles próprios.

A escolha das cores nunca é aleatória. A arquiteta e especialista em Coloração Pessoal Ana Beraldo diz: “Eu vejo muita relação entre a decoração da casa de uma pessoa e seu estilo pessoal’





Mais tarde, profissionais de design, arte e estilo começaram a desenvolver guias individuais para uso de cores, trazendo mais para o aspecto da moda. Aos poucos foi-se moldando o que hoje é conhecido como "Análise de Coloração Pessoal" e suas diversas técnicas de aplicação.

Como é feita a análise?

Há diferentes técnicas para a aplicação da consultoria, mas a mais utilizada hoje pelos profissionais é o “Método Sazonal Expandido”. Esse método considera que cada pessoa está relacionada a uma estação do ano.



Os profissionais analisam primeiramente a temperatura e o contraste da pele, e depois as características de beleza em destaque. Com tecidos próprios, classificam o cliente entre quente, frio ou neutro. Se a classificação for nas duas primeiras características, a pessoa é identificada como quente pura ou fria pura. Para cada opção dessas, há duas cartelas disponíveis que serão avaliadas pela profissional.

Caso o cliente seja classificado como neutro, não será mais a temperatura da pele que determinará a paleta, mas sim características de beleza.

São quatro características de beleza possíveis e para cada uma dessas características há duas cartelas de cor. Ou seja, fazendo as contas, existem doze cartelas possíveis para cada pessoa na coloração pessoal como um todo.

Vale lembrar que descobrir uma paleta de cor é algo complexo e que deve ser feito por profissionais. Há várias fontes da internet com técnicas que são insuficientes e podem acabar determinando cores erradas a uma pessoa.


Na prática, como é usada?

A especialista Clélia Midori explica que cores fora da sua paleta trazem um aspecto de cansaço à pele, ressaltando olheiras, rugas, acne, entre outros elementos negativos que podem ser suavizados com as cores certas.

Após definir em qual das 12 paletas você se encaixa, os profissionais da área explicam as melhores formas de usufruir dessas cores, seja em maquiagem, cor de cabelo, unhas ou roupas.

Há também técnicas para se burlar a cartela. Por exemplo, a cor preta está presente em poucas paletas sazonais. Isso não significa que não se deve usar o preto básico, mas é mais harmônico combinar o preto com cores que estejam dentro da sua paleta. Isso pode ser feito com uso de acessórios como lenço, brincos ou maquiagem.

Lembre-se que a análise de cor não envolve análise de estilo (ou moda). Entretanto, ela pode ser vendida como parte de uma análise de estilo completa que, diferente da determinação da paleta, abrange aspectos mais psicológicos do indivíduo, tipo de corpo, objetivos pessoais, entre outros.

Ficou interessado(a) em descobrir qual é sua paleta? Aproveite para contatar as especialistas no assunto entrevistadas para essa matéria. Contatos abaixo:

Ana Beraldo | Consultora de Estilo
ana@anaberaldo.com.br

(16) 99199-8072

Clélia Midori | Estrategista de Imagem Pessoal
Estilo Mid @estilomid | www.estilomid.com.br

(11) 96183-5591




  Voltar